Varizes

Tratamento: géis e pomadas

Foto: Tratamento das varizes inclui géis e pomadasMais importante do que tratar as varizes é preveni-las. Porém, se o quadro já existir, são diversas as abordagens de tratamento que apenas o seu médico poderá indicar. Elas variam dependendo de cada paciente, e a sua escolha depende do tipo e do grau de varizes que você apresenta.

As varizes podem ser tratadas com pomadas ou géis que diminuem a inflamação, aliviam a dor, reduzem o edema (inchaço) e a vermelhidão das áreas onde elas estão instaladas. Estes tratamentos também amenizam a sensação de peso nas pernas causada pelo inchaço.

A escleroterapia é uma das técnicas terapêuticas mais antigas. Ela consiste na injeção de substâncias químicas, chamadas de “esclerosantes”, que tratam as veias ao agir em seu interior*. Elas necrosam (lesam) as veias para que elas não mais conduzam sangue. O número de sessões depende para cada paciente, mas geralmente duas ou três são suficientes. A escleroterapia não está indicada para o tratamento de varizes maiores nem para aquelas localizadas em veias profundas**.

Atualmente usa-se também o laser para a realização da escleroterapia. É uma técnica que ainda esta sendo aprimorada e não substitui a escleroterapia química. Ela não é indicada para todos os casos, já que não pode ser utilizada em todos os tipos de pele e não apresenta bons resultados em veias de calibre maior. Quando esta técnica é escolhida, é associada à terapia química***.

A maioria das cirurgias de varizes é realizada atualmente por meio de pequenas incisões na pele, pelas quais as veias são retiradas pelo médico. A recuperação do paciente é tranquila, e o período de internação é mínimo (geralmente 24 horas). Porém, a recuperação em casa pode durar algumas semanas, já que é preciso permanecer em repouso***.

Independentemente do tipo de tratamento, zele pela saúde do seu sistema circulatório. Caminhe sempre que possível e descanse suas pernas colocando-as para cima alguns minutos por dia. Essas medidas simples irão estimular a circulação sanguínea e a formação de vasos saudáveis****. Além disso, não se medique sem a orientação do seu médico, pois pode agravar o quadro.

Referências bibliográficas:

* Tavares CA. Escleroterapia. Disponível em: http://drtavares.com/orientacoes/escleroterapia.php - Acessado em 22/02/2014

** Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Varizes. Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.varizes.org.br/#tratamento - Acessado em 14/04/2011

*** Enciclopédia: varizes. Drauzio Varella.com.br. Disponível em: http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/248/varizes - Acessado em 22/02/2014

**** Ricardo, Miguel. Dicas para diminuir e prevenir o problema das varizes. Disponível em: http://www.artigonal.com/medicina-alternativa-artigos/dicas-para-diminuir-e-prevenir-o-problema-das-varizes-3212757.html - Acessado em 22/02/2014

O conteúdo deste site é apenas informativo e não substitui, de forma alguma, a orientação médica.

158 opiniões sobre “Tratamento: géis e pomadas”

  1. Fiz tratamento de vasinhos tem 2 semanas mas nao desapareceram, noto ate q apareceram outros de cor mais azulada. Sera q e assim mesmo ou e resultado de alguma complicacao no tratamento?

    1. Olá Gloria,

      Nos locais onde foram realizados as aplicações (escleroterapia) os “vasinhos” são eliminados, porém existe a possibilidade de outros sugirem. Recomendamos que informe ao médico especialista (angiologista) os sintomas apresentados após a escleroterapia.

      Equipe Fuja do Roxo

  2. Olá, fiz as aplicações com um angiologista p retirar as micro varizes e amei o resultado porém ficou manchado só em uma pequena parte, será q o sol pode ter feito isso, o que devo fazer? ficou roxo só numa perna próximo do joelho. ATT Obrigada

    1. Olá Sindy,

      Normalmente é recomendado evitar a exposição ao sol enquanto o paciente apresentar os hematomas causados pelas aplicações. Informe ao médico especialista (angiologista) o sintoma que persiste para que ele possa avaliar e prescrever um tratamento, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo.

    1. Olá Andressa,

      Recomendamos que verifique com o médico especialista (angiologista). Ele é o profissional habilitado para realizar uma avaliação e prescrever o melhor tratamento, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo.

  3. Olá!

    Fiz uma sessão de escleroterapia há exatamente uma semana. No momento em que fiz, os vasinhos já haviam desaparecido. Só que depois de alguns dias, fiquei com manchas roxas ao redor de vasos ainda mais finos que surgiram. Gostaria de saber se isso é normal ou é decorrente de alguma complicação no procedimento. Realizei as aplicações por volta das 11 hrs da manha e me depilei umas 2 hrs depois, isso pode ser o causador da formação desses pequenos vasinhos? Outra coisa, só comecei usar a pomada ontem. O médico me indicou, mas não tive como comprar antes. Estou realmente muito desesperada, pois parece que minha perna está pior do que antes.

    1. Olá Barbara,

      Não consta nenhuma relação estabelecida entre a formação e/ou agravamento das varizes com a depilação, porém recomendamos que procure um médico especialista
      (angiologista), para que ele possa realizar uma avaliação mais precisa e solicitar um tratamento corretivo, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo.

    1. Olá Alessandra,

      Normalmente os “vasinhos” são tratados com as sessões de escleroterapia. Recomendamos que informe ao médico especialista (angiologista) os sintomas apresentados para que ele possa realizar uma avaliação mais precisa e solicitar um tratamento corretivo, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo.

  4. Olá….de uns meses pra cá vem aparecendo hematomas nas minhas pernas sem que eu tenha batido…e dois deles ficaram feios e grandes, em uma mistura de roxo, vermelho e depois no meio foi ficando branco, e com um nódulo por dentro da pele bem no meio do hematoma e que não doem. Será que pode ser algum problema vascular?

    1. Olá Tatiana,

      O hematoma aparece pela saída de sangue dos vasos (veias) para o tecido mole abaixo da pele, geralmente causado por traumas ou contusões. Recomendamos que informe ao médico para que possa realizar uma avaliação mais precisa.

      Equipe Fuja do Roxo.

    1. Olá Maria Edna,

      É importante informar ao médico especialista (angiologista) os eventos apresentados após a cirurgia para que ele possa avaliar e indicar o tratamento mais adequado, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo.

    1. Ola Emanuel,

      O tempo de absorção das manchas depende de cada organismo. Recomendamos que informe ao médico para que ele realize uma avaliação presencial e solicite outro tratamento, caso necessário.

      Equipe Fuja do Roxo.

    1. Olá Kelly,

      Recomendamos que informe ao médico especialista (angiologista) o evento apresentado após a cirurgia para que ele possa realizar uma avaliação mais precisa e prescrever um tratamento, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo.

    1. Olá Marianna,

      É normal o surgimento de hematomas (manchas roxas) após a cirurgia de varizes. O tempo de absorção destes hematomas depende de cada organismo e da extensão da cirurgia. É importante seguir as recomendações do médico após a cirurgia.

      Equipe Fuja do Roxo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>