Varizes

Tratamento: géis e pomadas

Foto: Tratamento das varizes inclui géis e pomadasMais importante do que tratar as varizes é preveni-las. Porém, se o quadro já existir, são diversas as abordagens de tratamento que apenas o seu médico poderá indicar. Elas variam dependendo de cada paciente, e a sua escolha depende do tipo e do grau de varizes que você apresenta.

As varizes podem ser tratadas com pomadas ou géis que diminuem a inflamação, aliviam a dor, reduzem o edema (inchaço) e a vermelhidão das áreas onde elas estão instaladas. Estes tratamentos também amenizam a sensação de peso nas pernas causada pelo inchaço.

A escleroterapia é uma das técnicas terapêuticas mais antigas. Ela consiste na injeção de substâncias químicas, chamadas de “esclerosantes”, que tratam as veias ao agir em seu interior*. Elas necrosam (lesam) as veias para que elas não mais conduzam sangue. O número de sessões depende para cada paciente, mas geralmente duas ou três são suficientes. A escleroterapia não está indicada para o tratamento de varizes maiores nem para aquelas localizadas em veias profundas**.

Atualmente usa-se também o laser para a realização da escleroterapia. É uma técnica que ainda esta sendo aprimorada e não substitui a escleroterapia química. Ela não é indicada para todos os casos, já que não pode ser utilizada em todos os tipos de pele e não apresenta bons resultados em veias de calibre maior. Quando esta técnica é escolhida, é associada à terapia química***.

A maioria das cirurgias de varizes é realizada atualmente por meio de pequenas incisões na pele, pelas quais as veias são retiradas pelo médico. A recuperação do paciente é tranquila, e o período de internação é mínimo (geralmente 24 horas). Porém, a recuperação em casa pode durar algumas semanas, já que é preciso permanecer em repouso***.

Independentemente do tipo de tratamento, zele pela saúde do seu sistema circulatório. Caminhe sempre que possível e descanse suas pernas colocando-as para cima alguns minutos por dia. Essas medidas simples irão estimular a circulação sanguínea e a formação de vasos saudáveis****. Além disso, não se medique sem a orientação do seu médico, pois pode agravar o quadro.

Referências bibliográficas:

* Tavares CA. Escleroterapia. Disponível em: http://drtavares.com/orientacoes/escleroterapia.php - Acessado em 22/02/2014

** Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Varizes. Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.varizes.org.br/#tratamento - Acessado em 14/04/2011

*** Enciclopédia: varizes. Drauzio Varella.com.br. Disponível em: http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/248/varizes - Acessado em 22/02/2014

**** Ricardo, Miguel. Dicas para diminuir e prevenir o problema das varizes. Disponível em: http://www.artigonal.com/medicina-alternativa-artigos/dicas-para-diminuir-e-prevenir-o-problema-das-varizes-3212757.html - Acessado em 22/02/2014

O conteúdo deste site é apenas informativo e não substitui, de forma alguma, a orientação médica.

196 opiniões sobre “Tratamento: géis e pomadas”

  1. Eu fiz aplicação em uma varizes que estava bem grossa é normal sentir dor no local e está varizes não ficou roxa como as outras que eram mais fininhas, estou preocupada o que pode acontecer se caso era cirurgico e fizer aplicação.

    1. Recomendamos que informe ao médico (angiologista) o sintoma apresentado após o procedimento para que ele possa realizar uma avaliação mais precisa e indicar o tratamento mais adequado, se necessário.

    1. Normalmente o período de absorção do hematoma é de 15 dias. É recomendado evitar atividades de alto impacto, como por exemplo, halterofilismo. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o atual quadro clínico.

  2. Tenho 16 anos, e tenho veias arrembentadas na região de tras no drobamento das penas, tem algum tipo de pomada para tirar as manchas veio esverdiada? Me ajudem!!!

    1. O médico (angiologista) é o profissional habilitado para realizar esta avaliação e prescrever um tratamento, se necessário.

    1. É comum o surgimento de hematomas após a realização da escleroterapia (aplicações). O período de absorção do hematoma pelo organismo normalmente são de 15 dias dependendo da extensão da lesão e de cada organismo. Como sintoma persiste a bastante tempo, recomendamos que passe por uma avaliação médica presencial para que ele possa avaliar o caso e prescrever um tratamento, se necessário.

  3. Fiz a cirurgia de varizes e retirei a safena porem peguei sol e ficou uma mancha horrível mais já faz 5 meses que fiz queria tirar esta mancha como faço?

    1. Normalmente o banho de Sol é recomentado após 30 dias da cirurgia. O médico é o profissional habilitado para realizar uma avaliação presencial e prescrever um tratamento, se necessario.

  4. Minha dermatologista recomendou colocar bolsa térmica, quente e fria, colocar a quente por 4 minutos, em seguida colocar a fria, repetir por 30 minutos. Eu fiz e melhorou muito o rocho das aplicações .

  5. Boa tarde fiz a cirurgia de varizes a 11,meses e fiquei com manchas nos locais de onde foram retiradas as varizes internas, o que devo fazer para sair as manchas agradeço abraço

    1. Normalmente após este procedimento, podem surgir alguns hematomas. O período de absorção do hematoma pelo organismo normalmente são de 15 a 30 dias dependendo da extensão da lesão e de cada organismo. Como os sintomas estão persistindo a bastante tempo, recomendamos que informe ao médico (angiologista).

  6. Boa noite, eu fiz a cirurgia de algumas veias há cinco meses atrás e depois da cirurgia está surgindo vários vasinhos próximo aos locais onde foram cortados, eu gostaria de saber se será ocorreu algum erro no procedimento?
    Porque eu guardei corretamente o repouso da forma que foi solicitado pelo médico.
    Muito obrigada, aguardo resposta.

    1. As veias retiradas cirurgicamente ou esclerosadas (aplicação) não voltam, porém outras veias varicosas poderão surgir. Alguns fatores favorecem o aparecimento das varizes: ficar por grandes períodos de tempo na mesma posição (sentada ou em pé), banhos quentes demorados, musculação ou exercícios de alto impacto, tabagismo, uso de anticoncepcional e predisposição genética.

    1. O médico é o profissional habilitado para realizar esta avaliação e prescrever um tratamento, se necessário. Não é recomendado o uso de HIRUDOID® em regiões de mucosas (ex. boca, nariz, olhos e etc), para que não cause irritações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>