Varizes

Tratamento: géis e pomadas

Foto: Tratamento das varizes inclui géis e pomadasMais importante do que tratar as varizes é preveni-las. Porém, se o quadro já existir, são diversas as abordagens de tratamento que apenas o seu médico poderá indicar. Elas variam dependendo de cada paciente, e a sua escolha depende do tipo e do grau de varizes que você apresenta.

As varizes podem ser tratadas com pomadas ou géis que diminuem a inflamação, aliviam a dor, reduzem o edema (inchaço) e a vermelhidão das áreas onde elas estão instaladas. Estes tratamentos também amenizam a sensação de peso nas pernas causada pelo inchaço.

A escleroterapia é uma das técnicas terapêuticas mais antigas. Ela consiste na injeção de substâncias químicas, chamadas de “esclerosantes”, que tratam as veias ao agir em seu interior*. Elas necrosam (lesam) as veias para que elas não mais conduzam sangue. O número de sessões depende para cada paciente, mas geralmente duas ou três são suficientes. A escleroterapia não está indicada para o tratamento de varizes maiores nem para aquelas localizadas em veias profundas**.

Atualmente usa-se também o laser para a realização da escleroterapia. É uma técnica que ainda esta sendo aprimorada e não substitui a escleroterapia química. Ela não é indicada para todos os casos, já que não pode ser utilizada em todos os tipos de pele e não apresenta bons resultados em veias de calibre maior. Quando esta técnica é escolhida, é associada à terapia química***.

A maioria das cirurgias de varizes é realizada atualmente por meio de pequenas incisões na pele, pelas quais as veias são retiradas pelo médico. A recuperação do paciente é tranquila, e o período de internação é mínimo (geralmente 24 horas). Porém, a recuperação em casa pode durar algumas semanas, já que é preciso permanecer em repouso***.

Independentemente do tipo de tratamento, zele pela saúde do seu sistema circulatório. Caminhe sempre que possível e descanse suas pernas colocando-as para cima alguns minutos por dia. Essas medidas simples irão estimular a circulação sanguínea e a formação de vasos saudáveis****. Além disso, não se medique sem a orientação do seu médico, pois pode agravar o quadro.

Referências bibliográficas:

* Tavares CA. Escleroterapia. Disponível em: http://drtavares.com/orientacoes/escleroterapia.php - Acessado em 22/02/2014

** Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Varizes. Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.varizes.org.br/#tratamento - Acessado em 14/04/2011

*** Enciclopédia: varizes. Drauzio Varella.com.br. Disponível em: http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/248/varizes - Acessado em 22/02/2014

**** Ricardo, Miguel. Dicas para diminuir e prevenir o problema das varizes. Disponível em: http://www.artigonal.com/medicina-alternativa-artigos/dicas-para-diminuir-e-prevenir-o-problema-das-varizes-3212757.html - Acessado em 22/02/2014

O conteúdo deste site é apenas informativo e não substitui, de forma alguma, a orientação médica.

178 opiniões sobre “Tratamento: géis e pomadas”

  1. Tenho 23anos faço tratamento de varizes desde os 16anos.tenho milhões de varizes (micro) as mais difíceis de sumir…o problema é ki quando faço aplicação fica com manchas pretas em cada picadinha. Ja não uso shorts, , vestidos.morro de vergonha…oque faço para tirar ou melhor essas manchas??? Elas não sai, des de quando fiz a primeira aplicação ficou preto..Já foram mais de 20 aplicação. …ja chorei tanto….

    1. É importante realizar uma avaliação médica presencial. Informe ao médico o evento apresentado após as aplicações para que ele possa realizar uma avaliação e prescrever um tratamento, se necessário.

    1. “Não é recomendado o uso de HIRUDOID® durante a gravidez e no período de amamentação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. O médico (angiologista) é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento medicamentoso, se necessário. “

  2. bom , assim eu queria saber se essa pomada é boa mesmo para manchas roxas , pois nas minhas pernas tem manchas roxas desde de pequena pq eu caia muito e me machucava e agora eu tenho 15 anos e tenho vergonha dessas manchas roxas , então eu queria uma resposta para saber se eesa pomada funciona para manchas roxas q estão a muito tempo na pele das minhas pernas ….

    1. HIRUDOID® diminui a inflamação, com o alívio da dor, redução do inchaço e da vermelhidão de áreas com varizes ou manchas roxas decorrentes de contusões (batidas, traumas) ou cirurgias ou em outras situações semelhantes. HIRUDOID® também alivia a sensação de peso nas pernas causada pelo inchaço. É importante ter uma avaliação médica antes de iniciar qualquer tratamento.

  3. Acabei de fazer cirurgia de varizes e tive que retirar a veia safena. Minhas pernas estao muito roxas. Estou passando hirudoid, sera que todas as manchas sairao?

    1. Normalmente após este procedimento, podem surgir alguns hematomas. O período de absorção do hematoma pelo organismo normalmente são de 15 dias dependendo da extensão da lesão e de cada organismo. Caso os hematomas persistam, recomendamos que passe por uma avaliação médica.

  4. Ola! Sou keyciane , tenho 20 anos .Eu tenho uma veia arrebentada na minha perna esquerda e guando menstruo fica enorme de tufada . É muito horrível , e isso me encomoda bastante . Quero saber um tratamento para isso :( o que eu devo fazer para sumir ? Me ajudem porfavor !

    1. Recomendamos que informe ao médico especialista (angiologista) para que ele possa realizar uma avaliação e prescrever um tratamento, se necessário.

    1. HIRUDOID® diminui a inflamação, com o alívio da dor, redução do inchaço e da vermelhidão de áreas com varizes ou manchas roxas decorrentes de contusões (batidas, traumas) ou cirurgias ou em outras situações semelhantes. HIRUDOID® também alivia a sensação de peso nas pernas causada pelo inchaço. É importante ter uma avaliação médica antes de iniciar qualquer tratamento.

    1. Olá Claudijane,

      HIRUDOID® está disponível em farmácias e drogarias e não é indicada para cicatrização. HIRUDOID® é indicado para flebites ou tromboflebites nas veias superficiais, manchas roxas (hematomas) que aparecem após traumas, contusões ou após cirurgias. Auxilia nos casos de inflamação dos vasos linfáticos ou linfonodos, furúnculos e mastite. Antes de iniciar qualquer tratamento medicamentoso é importante consultar um médico.

      Equipe Fuja do Roxo

  5. Eu fiz um tratamento para retirada d umas veias, porem apos o tratamento ficou roxo e com o passar do tempo nao saiu o hirudoid desfaz essa mancha roxa?

    1. Olá Neudiane,

      HIRUDOID® diminui a inflamação, com o alívio da dor, redução do inchaço e da vermelhidão de áreas com varizes ou manchas roxas decorrentes de contusões (batidas, traumas) ou cirurgias ou em outras situações semelhantes. HIRUDOID® também alivia a sensação de peso nas pernas causada pelo inchaço. É importante ter uma avaliação médica antes de iniciar qualquer tratamento.

      Equipe Fuja do Roxo

  6. eu tinha muitas varizes,mais jah fiz cirurgia a 2 anos..tirei tds a s veias grossas… mais ficaram os hematomas da varizes… com pomada ou gel ajudam a desaparecer…. ”obs: o roxo nao sao da cirurgia..”

    1. Olá Rafael,

      HIRUDOID® pomada ou gel tem a mesma eficácia. Antes de iniciar qualquer tratamento medicamentoso é importante consultar um médico.

      Equipe Fuja do Roxo

    1. Olá Giselle,

      HIRUDOID® não elimina as varizes, auxilia o tratamento das varizes diminuindo inflamação, com o alívio da dor, redução do inchaço e da vermelhidão de áreas com varizes. Não é indicado que utilize próximo aos olhos, mucosas (nariz, boca, ânus etc). É importante que o médico faça uma avaliação.

      Equipe Fuja do Roxo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>