Varizes

Meia elástica: Como vestir

Pode parecer banal, mas existem algumas regrinhas essenciais que orientam sobre o uso correto da meia elástica. O modo como você a coloca pode assegurar que a meia produza a compressão correta às pernas, com incômodo mínimo, e evitando efeitos adversos.

Acompanhe:

- A meia elástica deve ser colocada pela manhã, preferencialmente antes de sair da cama.
– Se não for possível, você deverá, obrigatoriamente, fazer um repouso, deitado, dez minutos antes de colocá-la.
– Deite-se com as pernas totalmente elevadas, formando um ângulo de 90º (encostando as nádegas à parede).
– Neste período, movimente seus pés num movimento de “vai e vem”.
– Quando terminar, coloque a meia sem sair da cama.
– Se notar inchaço nos dedos dos pés, isso representa que o seu repouso não foi adequado. Retire a meia imediatamente e refaça o procedimento. Se o sintoma persistir, procure seu médico.
– Use a meia elástica sempre que permanecer em pé.
– Caso sinta algum desconforto, retire a meia e converse com seu médico. A compressão em excesso também pode ser prejudicial!
– Ainda, o uso incorreto da meia elástica pode piorar suas varizes e até induzir a formação de outras.
– Se por algum motivo precisar tirar a meia elástica durante o dia, faça um repouso prévio de cinco minutos, com as pernas elevadas. Outra opção é molhar as pernas com água fria¹.
– Em hipótese alguma durma com a sua meia elástica. Ela deve ser retirada no fim do dia e recolocada na manhã seguinte.

- Existem três tipos de meia elástica:

- a meia três quartos, que deve ser posicionada dois dedos abaixo do joelho;
– a meia sete oitavos, que deve terminar no meio da coxa;
– a meia que vai até a cintura, similar à meia-calça feminina.

Referências bibliográficas:

* Como vestir a meia elástica. Varizes on line. Curitiba [acesso 2011 abr 14]. Disponível em: http://www.varizesonline.com.br/como_vestir_a_meia.htm - Acessado em 13/02/2014

O conteúdo deste site é apenas informativo e não substitui, de forma alguma, a orientação médica.

45 opiniões sobre “Meia elástica: Como vestir”

  1. Fiz uma cirurgia ha 17 dias de retirada das Safenas.Confesso que foi uma das cirurgias que mais me deixou emocionalmente e físicamente abalada.Estou usando a meia elástica de 3\4 média compressão,e fiquei surpresa de como somos maus orientados pelos profissionais da saude e os vendedores.Enfim quero agradecer pela informação que me foi muito útil.Abraço!!!

    1. É necessário que siga as recomendações do médico no pós-operatório. O período de uso da meia de compressão é determinado pelo médico.

  2. Bom dia, sou um esportista, levo a maior parte do meu dia de pé, porém me movimentando, gosto muito de correr pela manhã.
    A partir de alguns meses atrás eu comecei a sentir q minhas pernas estavam ficando com uma leve dor incômoda e algumas veias calibrosas, entao fui ao médico e sem muita atenção ele disse era começo de varizes e que eu deveria usar meias elásticas.
    Pesquisei muito sobre isso, e descobri que quem pratica esportes e nao tem tanta gordura nas pernas, as veias ficam mais expostas.
    gostaria da opinião de vocês. se caso eu tenha que realmente usar, quando eu for correr eu devo tirar?
    Desde já, muito obrigado.

    1. O médico (angiologista) é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento, se necessário. Questione o médico quanto a forma ideal de utilizar as meias de compressão. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o atual quadro clínico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>