Varizes

Meia elástica: Como vestir

Pode parecer banal, mas existem algumas regrinhas essenciais que orientam sobre o uso correto da meia elástica. O modo como você a coloca pode assegurar que a meia produza a compressão correta às pernas, com incômodo mínimo, e evitando efeitos adversos.

Acompanhe:

- A meia elástica deve ser colocada pela manhã, preferencialmente antes de sair da cama.
– Se não for possível, você deverá, obrigatoriamente, fazer um repouso, deitado, dez minutos antes de colocá-la.
– Deite-se com as pernas totalmente elevadas, formando um ângulo de 90º (encostando as nádegas à parede).
– Neste período, movimente seus pés num movimento de “vai e vem”.
– Quando terminar, coloque a meia sem sair da cama.
– Se notar inchaço nos dedos dos pés, isso representa que o seu repouso não foi adequado. Retire a meia imediatamente e refaça o procedimento. Se o sintoma persistir, procure seu médico.
– Use a meia elástica sempre que permanecer em pé.
– Caso sinta algum desconforto, retire a meia e converse com seu médico. A compressão em excesso também pode ser prejudicial!
– Ainda, o uso incorreto da meia elástica pode piorar suas varizes e até induzir a formação de outras.
– Se por algum motivo precisar tirar a meia elástica durante o dia, faça um repouso prévio de cinco minutos, com as pernas elevadas. Outra opção é molhar as pernas com água fria¹.
– Em hipótese alguma durma com a sua meia elástica. Ela deve ser retirada no fim do dia e recolocada na manhã seguinte.

- Existem três tipos de meia elástica:

- a meia três quartos, que deve ser posicionada dois dedos abaixo do joelho;
– a meia sete oitavos, que deve terminar no meio da coxa;
– a meia que vai até a cintura, similar à meia-calça feminina.

Referências bibliográficas:

* Como vestir a meia elástica. Varizes on line. Curitiba [acesso 2011 abr 14]. Disponível em: http://www.varizesonline.com.br/como_vestir_a_meia.htm - Acessado em 13/02/2014

O conteúdo deste site é apenas informativo e não substitui, de forma alguma, a orientação médica.

31 opiniões sobre “Meia elástica: Como vestir”

  1. Ola.. Estou com um inxaço na panturrilha direita e um forte roxo enorme. E o medico recomendou usar as meias, sendo q no primeiro dia que as usei, o roxo aumentou.. O que acham? Devo usar ou não?

    1. Normalmente o período de recuperação é de 15 a 30 dias. Recomendamos que siga as recomendações do médico após a cirurgia e caso os sintomas persistam, informe ao médico novamente.

  2. Olá. Tenho varizes e em dias pesados uso a meia. Uma semana atrás fiz viagem de avião e coloquei a meia, usando o dia todo. Dois dias depois apareceram hematomas na parte posterior das coxas ..parte onde a meia estava um pouco desfiada. Os roxos estam diminuindo mas não sei se podem indicar algo mais grave..
    Sabem de algo? Obrigada

    1. Olá Renata,

      É importante utilizar as meias de compressão no tamanho adequado e na medida de compressão que foi indicado pelo médico. Após colocar as meias, é preciso verificar se não formou pontos com dobras no tecido. Informe ao médico o evento apresentado para que ele possa avaliar e solicitar um tratamento, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo

  3. Boa noite. Tive TVP aguda aos 20 anos, e usei os três tipos de meia de compressão durante o tratamento. Quase 8 anos depois, não uso mais, porém meu médico sempre me diz que ajudaria muito a manter a perna menos inchada se eu usasse. Gostaria de saber se há alguma meia que vá apenas até o tornozelo, para que não fique aparecendo quando estou com sapato aberto. Obrigada.

    1. Olá Laura,

      Existem polainas de compressão. É importante que o médico avalie e indique o modelo ideal para o seu quadro clínico.

      Equipe Fuja do Roxo

    1. Olá Ana,

      O médico que determina a necessidade de utilizar e o período de uso das meias de compressão de acordo com o quadro clínico de cada paciente.

      Equipe Fuja do Roxo

  4. Fiz cirurgia de safena , minhas pernas ainda se encontram com pontos, minha pergunta é , tenho q usar a meia mesmo com pontos, não corro riscos de estourar os pontos ou com a pressão eu vir a ter sacramento seguido d hemorragia? Preciso de uma resposta. Obrigado!

    1. Olá Thais,

      O período para a retirada dos pontos é de 5 a 6 dias. Verifique com o médico se o nível de compressão que foi solicitado pode ser utilizado sobre os pontos.É importante realizar um acompanhamento contínuo com o médico especialista (angiologista) para que ele possa avaliar periodicamente a necessidade de utilizar as meias de compressão.

      Equipe Fuja do Roxo

  5. boa noite! todas as manhas,vistos a meia, so que depois de alguns instantes ,meu tornozelo da perna esquerda incha, o que pode estar acontecendo? muito obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>