Varizes

Meia elástica: Como vestir

Pode parecer banal, mas existem algumas regrinhas essenciais que orientam sobre o uso correto da meia elástica. O modo como você a coloca pode assegurar que a meia produza a compressão correta às pernas, com incômodo mínimo, e evitando efeitos adversos.

Acompanhe:

- A meia elástica deve ser colocada pela manhã, preferencialmente antes de sair da cama.
– Se não for possível, você deverá, obrigatoriamente, fazer um repouso, deitado, dez minutos antes de colocá-la.
– Deite-se com as pernas totalmente elevadas, formando um ângulo de 90º (encostando as nádegas à parede).
– Neste período, movimente seus pés num movimento de “vai e vem”.
– Quando terminar, coloque a meia sem sair da cama.
– Se notar inchaço nos dedos dos pés, isso representa que o seu repouso não foi adequado. Retire a meia imediatamente e refaça o procedimento. Se o sintoma persistir, procure seu médico.
– Use a meia elástica sempre que permanecer em pé.
– Caso sinta algum desconforto, retire a meia e converse com seu médico. A compressão em excesso também pode ser prejudicial!
– Ainda, o uso incorreto da meia elástica pode piorar suas varizes e até induzir a formação de outras.
– Se por algum motivo precisar tirar a meia elástica durante o dia, faça um repouso prévio de cinco minutos, com as pernas elevadas. Outra opção é molhar as pernas com água fria¹.
– Em hipótese alguma durma com a sua meia elástica. Ela deve ser retirada no fim do dia e recolocada na manhã seguinte.

- Existem três tipos de meia elástica:

- a meia três quartos, que deve ser posicionada dois dedos abaixo do joelho;
– a meia sete oitavos, que deve terminar no meio da coxa;
– a meia que vai até a cintura, similar à meia-calça feminina.

Referências bibliográficas:

* Como vestir a meia elástica. Varizes on line. Curitiba [acesso 2011 abr 14]. Disponível em: http://www.varizesonline.com.br/como_vestir_a_meia.htm - Acessado em 13/02/2014

O conteúdo deste site é apenas informativo e não substitui, de forma alguma, a orientação médica.

18 opiniões sobre “Meia elástica: Como vestir”

  1. jaci:olá,estou sempre ao medico fazendo aplicacoes,tem uma vazo dilatado que sempre insiste em aparecer,e feito aplicacao nele, ele some e depois volta! o que pode estar acontecendo? obrigado!

    1. Olá Jaci,

      As aplicações são eficazes para vasinhos de menor calibre. É importante verificar com o médico especialista (angiologista) o melhor tratamento para as varizes mais dilatadas.

      Equipe Fuja do Roxo

  2. Olá, comprei uma meia mod 20-30 curta, quero saber se pra coloca-la e tira-la devo estar deitada!E de quanto em quanto tempo devo lava-las

    1. Olá Fernanda,

      É importante verificar a forma mais confortável para colocar a meia e deve seguir a orientação do seu médico. A meia tem que estar assentada corretamente evitando a formação de pregas. Quanto a lavá-las, recomendamos que verifique a instrução do fabricante.

      Equipe Fuja do Roxo

    1. Olá Lilian,

      É importante usar as meias de compressão nas atividades do dia a dia. Durante o repouso, posicione os pés cerca de 15 cm mais elevados do que a altura do tórax sendo que, normalmente nesta posição, não é necessário estar com as meias de compressão. Recomendamos que verifique com seu médico sobre esta necessidade.

      Equipe Fuja do Roxo.

    1. Olá Nelson,

      Conforme resposta ao comentário anterior, indicamos que consulte seu médico para maiores informações.

      Equipe Fuja do Roxo

    1. Olá Nelson,

      Em relação à cirurgia de varizes a laser, o controle no consumo de determinados alimentos só é feito quando o médico verifica essa necessidade e o repouso é relativo, depende do porte da cirurgia e da recomendação do seu médico. Verifique com seu médico a possibilidade de realizar caminhadas.

      Equipe Fuja do Roxo

  3. tenho muitas varizes mesmo doe muito nas perna ate em cima mas nao tenho condiçoe de comprar as meias sao muito caras trabalhei muito ne firmas tecerizadas de limpeza oq faço para acabar as dores ate pra marca vascular e demorado tenho 98 kilo tenho 50 anos obrigada

    1. Olá, Roseli.

      Alguns fatores como: ficar por grandes períodos de tempo na mesma posição (sentada ou em pé), banhos quentes demorados, musculação ou exercícios de alto impacto, tabagismo, uso de anticoncepcional e predisposição genética favorecem o aparecimento das varizes e causam dores. Recomendamos que passe pela avaliação de um médico especialista (angiologista), pois ele é o profissional habilitado para determinar o melhor tratamento.

      Equipe Fuja do Roxo.

  4. a um mes fiz cirurgia de varizes, estou usando meia mas devido ao calor e ao desconforto não consigo usar o dia todo então sempre que posso repousar tiro as meias e dificilmente coloco d novo no mesmo dia, isto é certo ou errado? minha casa é d dois andares e o fato de subir e descer escadas sem meia é prejudicial??

    1. Olá, Valquíria.

      Dependendo do porte da cirurgia, o médico solicita determinadas condutas de repouso. Recomendamos que entre em contato com seu médico para orientações.

      Equipe Fuja do Roxo.

  5. ja fiz cirugia de varezes duas vezes, mas não me sinto segura, pois trabalho e sentada o dia todo o que fazer,estou muito preoculpada não sei se enfrento pela terceira vez uma cirugia…Obriga.

    1. Olá Marioa,

      Quando for necessário ficar muito tempo parado, sentado ou em pé, devemos movimentar os pés, como se estivéssemos acelerando um carro. Este movimento estimula a circulação sanguínea e evita varizes.

      Equipe Fuja do Roxo.

    1. Olá Deise,

      Não temos informações sobre os preços praticados pelas clínicas e hospitais que realizam a cirurgia. Recomendamos que solicite mais informações com seu médico.

      Equipe Fuja do Roxo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>