Pós-Cirurgia

Importância do período pós-operatório

Mesmo com todo o desenvolvimento da medicina, ser operado é um fato que sempre preocupa o paciente e os seus familiares. Seguir as recomendações do seu médico antes e depois da cirurgia é fundamental para um excelente processo de recuperação.

O período pós-operatório é muito importante e o sucesso da sua cirurgia depende muito de algumas condutas que você deverá tomar, sempre lembrando que para cada cirurgia existem condutas específicas e que as orientações do seu médico devem ser seguidas a risca.

- Caminhar é preciso: assim que o seu médico liberar, comece a caminhar, mesmo que seja no próprio quarto do hospital. Pode até doer um pouquinho, mas, com o caminhar o seu organismo se reestabelecerá mais rápido, principalmente o seu intestino;

- Seguir rigorosamente as instruções do seu médico em relação à alimentação ou esforço físico;

- Lavar bem a incisão cirúrgica (que é o corte por onde a cirurgia foi realizada). Água corrente e sabão já são suficientes;

- Em caso de febre, mal estar, pus ou algum tipo de secreção no local da incisão cirúrgica, entre em contato com o seu médico;

É muito comum o aparecimento de hematomas ao redor ou próximo à incisão cirúrgica. Existem pomadas anti-inflamatórias que diminuem o hematoma e a dor*. Estes produtos só podem ser usados perto da região onde houve a incisão se prescritos por um médico.

Referências bibliográficas:

* Manual Farmacêutico. Serviço de farmácia, 5ª edição 2009. Hospital Samaritano.

479 opiniões sobre “Importância do período pós-operatório”

    1. É comum o surgimento de hematomas no local onde foi realizado o procedimento cirúrgico. O período de absorção do hematoma pelo organismo normalmente são de 15 dias dependendo da extensão da lesão e de cada organismo. Caso os hematomas persistam, recomendamos que passe por uma avaliação médica para que ele possa avaliar o caso e prescrever um tratamento, se necessário.

  1. Olá fiz uma cirurgia no tornozelo coloquei 1 parafuso
    Meu hoje estou no segundo dia da cirurgia meu pe esta inchado
    E aparecendo hematomas roxo embaixo do pe

    1. É comum inchaço e surgimento de hematomas no local onde foi realizado o procedimento cirúrgico. O período de absorção do hematoma pelo organismo normalmente são de 15 dias dependendo da extensão da lesão e de cada organismo. Caso os sintomas persistam, recomendamos que passe por uma avaliação médica para que ele possa avaliar o caso e prescrever um tratamento, se necessário.

  2. Ola…fiz uma cirugia de hernia epigastrica, ha uns 35 dias mais percebo que no local da cirurgia ainda esta duro, como se houvesse um caroco, e doi um pouco, o que pode ser???

    1. Recomendamos que informe ao médico os eventos apresentados após a cirurgia para que ele possa realizar uma avaliação presencial e prescrever um tratamento, se necessário.

  3. Fiz uma cirurgia na patela do joelho a 2 dias, se eu fizer sexo durante o período de cicatrização. Posso ter Complicações, como inflamação..etc…..???.me respondam por favor

    1. É importante informar ao médico na consulta de retorno os eventos apresentados após a cirurgia para que ele possa realizar uma avaliação e solicitar um tratamento, se necessário.

    1. Recomendamos que indorme ao médico o sintoma apresentadoss após a cirurgia para que ele possa realizar uma avaliação e solicitar um tratamento, se necessário.

  4. Bom dia fiz uma cirurgia de redução de mama e lipo devido o tamanho ,na hora da cirurgia deu deficiência de circulação de sangue portando meu mamilo lado direito ficou bem preto,e sem bico,posso refazer em menos de dois meses,obrigado.

    1. É necessária uma avaliação presencial. O médico é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento medicamentoso, se necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>