Pós-Cirurgia

Importância do período pós-operatório

Mesmo com todo o desenvolvimento da medicina, ser operado é um fato que sempre preocupa o paciente e os seus familiares. Seguir as recomendações do seu médico antes e depois da cirurgia é fundamental para um excelente processo de recuperação.

O período pós-operatório é muito importante e o sucesso da sua cirurgia depende muito de algumas condutas que você deverá tomar, sempre lembrando que para cada cirurgia existem condutas específicas e que as orientações do seu médico devem ser seguidas a risca.

- Caminhar é preciso: assim que o seu médico liberar, comece a caminhar, mesmo que seja no próprio quarto do hospital. Pode até doer um pouquinho, mas, com o caminhar o seu organismo se reestabelecerá mais rápido, principalmente o seu intestino;

- Seguir rigorosamente as instruções do seu médico em relação à alimentação ou esforço físico;

- Lavar bem a incisão cirúrgica (que é o corte por onde a cirurgia foi realizada). Água corrente e sabão já são suficientes;

- Em caso de febre, mal estar, pus ou algum tipo de secreção no local da incisão cirúrgica, entre em contato com o seu médico;

É muito comum o aparecimento de hematomas ao redor ou próximo à incisão cirúrgica. Existem pomadas anti-inflamatórias que diminuem o hematoma e a dor*. Estes produtos só podem ser usados perto da região onde houve a incisão se prescritos por um médico.

Referências bibliográficas:

* Manual Farmacêutico. Serviço de farmácia, 5ª edição 2009. Hospital Samaritano.

518 opiniões sobre “Importância do período pós-operatório”

  1. Fiz uma cirurgia a 20 Dias enxerto Osseo e colocação de placas e parafusos estou usando gesso após ter retirado a TALA devido meu marido acabamos trancando mais não me mexi somente ele estou preocupada

    1. É necessário que siga as orientações de repouso dadas pelo médico após a cirurgia. Caso apresente algum sintoma, informe ao médico.

    1. Recomendamos que informe ao médico o evento apresentado após a cirurgia, para que ele faça uma avaliação presencial do atual quadro clínico e prescreva um tratamento, se necessário.

  2. Ola retirei um fibroadonoma na mama direita, ja ha 1 mes que fui operada mas noto que a minha mama esta bastante dura sera normal obtive duas respostas medicas um diz qje tenho liquido o outro diz que nao. Estou assustada Alem de continuar com dores

    1. Informe ao médico os sintomas apresentados no pós-operatório, para que ele realizar uma avaliação presencial do atual quadro clínico e prescreva um tratamento, se necessário.

  3. Fiz uMa cirurgia vacular a poucos dias,sinto inchar,e dar pontadas no tornozelo a qualquer movimento,tenho medo de dar um tromboze.

    1. Recomendamos que informe ao médico os eventos apresentados após a cirurgia, para que ele faça uma avaliação do caso e prescreva um tratamento, se necessário.

  4. To com a minha panturrilha aberta dos dois lados a espera de leito pra fazer cirurgia plastica, manter relação sexual prejudica alguma coisa…???

  5. Bom fiz cirurgia ha dois meses o medico disse que eu tinha que força o pé pelo osso estar um pouco duro td bem segui sua orientação. Porém qd forço muito o pé incha. O que devo fazer pra desinchar o pé? Pois quero conseguir andar sem esse incomodo e ainda vou começar a fisioterapia. Obrigada.

  6. Fiz uma rinoplastia a 5 dias, e a regiao dos meus olhos estao muito roxos e inchados .. qual periodo para esse roxo desaparecer? Existe algum remedio que possa ajudar? Obg

    1. O hematoma normalmente inicia-se com vermelho intenso, passando a ficar arroxeado, esverdeado e em seu estágio final amarelado. O tempo para a melhora dos sintomas depende da extensão da lesão e de cada organismo. O médico é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento, se necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>