Pós-Cirurgia

Importância do período pós-operatório

Mesmo com todo o desenvolvimento da medicina, ser operado é um fato que sempre preocupa o paciente e os seus familiares. Seguir as recomendações do seu médico antes e depois da cirurgia é fundamental para um excelente processo de recuperação.

O período pós-operatório é muito importante e o sucesso da sua cirurgia depende muito de algumas condutas que você deverá tomar, sempre lembrando que para cada cirurgia existem condutas específicas e que as orientações do seu médico devem ser seguidas a risca.

- Caminhar é preciso: assim que o seu médico liberar, comece a caminhar, mesmo que seja no próprio quarto do hospital. Pode até doer um pouquinho, mas, com o caminhar o seu organismo se reestabelecerá mais rápido, principalmente o seu intestino;

- Seguir rigorosamente as instruções do seu médico em relação à alimentação ou esforço físico;

- Lavar bem a incisão cirúrgica (que é o corte por onde a cirurgia foi realizada). Água corrente e sabão já são suficientes;

- Em caso de febre, mal estar, pus ou algum tipo de secreção no local da incisão cirúrgica, entre em contato com o seu médico;

É muito comum o aparecimento de hematomas ao redor ou próximo à incisão cirúrgica. Existem pomadas anti-inflamatórias que diminuem o hematoma e a dor*. Estes produtos só podem ser usados perto da região onde houve a incisão se prescritos por um médico.

Referências bibliográficas:

* Manual Farmacêutico. Serviço de farmácia, 5ª edição 2009. Hospital Samaritano.

275 opiniões sobre “Importância do período pós-operatório”

  1. fiz cirurgia de colecistectomia por video no dia: 14/08 e no dia : 18/08 e 19/08 comi arroz feijao e frango ensopado esse procedimento foi errado? o que posso comer apartir dessa cirurgia?

  2. Boa tarde, fiz uma cirurgia de timpanoplastia, o médico me deu 7 dias de atestado porém eu só irei tirar os pontos daqui 14dias, posso trabalhar com os pontos na orelha?

    1. Olá Bruna,

      É importante respeitar o período de repouso que foi determinado pelo médico, após isso, recomendamos que não realize nenhuma atividade que possa causar algum risco de lesão no local da cirurgia.

      Equipe Fuja do Roxo

  3. Fiz uma cir varizes em 26/07/14…estou usando a meia e seguindo o repouso…..agora percebo alguns nodulos onde foi retirada a safena….e normal???

    1. Olá Rosana.

      Informe ao médico o sintoma apresentado após a cirurgia para que ele possa realizar uma avaliação presencial e indicar um tratamento, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo

  4. fiz uma cirurgia de refluxo tirei a érnia de hiato estou preocupada do que eu devo me alimentar hoje esta fazendo 7 dias sinto fome oque posso comer? desde já agradeço pela sua atenção evanir.

    1. Olá Evanir,

      O médico especialista que realizou este procedimento é o profissional habilitado para indicar uma dieta alimentar devido ao atual quadro clínico. É importante seguir as recomendações do médico após a cirurgia.

      Equipe Fuja do Roxo

  5. ola, fiz uma cirrurgia de apendicite, na hora que o medico passou o bisturi a apendicite estorou, tive complicaçao para me alimentar, td que eu comia eu vomitava, depois de um tempo o medico colocou uma sonda nasal e tirou todo o suco gastrico da minha barriga e consegui comer, usei dreno e o buraco nao se fechou, quanto tempo depois que o buraco se fechar eu vou poder comer de td (baicon e outros) e os pontos ja foram retirados, e quanto tempo tenho que esperar para fazer exercios fisicos (correr, jogar bola, pegar peso e outros) ? faz 31 dias que fiz a cirrurgia e 4 que tirei os pontos.

    obrigado

    1. Olá Alexander,

      É importante respeitar o período de repouso que foi determinado pelo médico. O médico é o profissional habilitado para avaliar seu quadro clinico e indicar uma dieta adequada.

      Equipe Fuja do Roxo

  6. Fiz minha cirurgia de varizes em 26/06/2014, fiquei muito satisfeita com o feito, fiz tudo direitinho todo o repouso inclusive c/relaçao ao banho só tomei após 4 dias, é isso mesmo, achei muito importante pois mesmo depois de um mes não sinto dor porém tenho muitas duvidas, principalmente c/relaçao a qdo. poderei voltar a fazer exercícios fisicos? Um grande abraço á todos.

    1. Olá Angela,

      Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer qualquer tipo de atividade física

      Equipe Fuja do Roxo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>