Pós-Cirurgia

Importância do período pós-operatório

Mesmo com todo o desenvolvimento da medicina, ser operado é um fato que sempre preocupa o paciente e os seus familiares. Seguir as recomendações do seu médico antes e depois da cirurgia é fundamental para um excelente processo de recuperação.

O período pós-operatório é muito importante e o sucesso da sua cirurgia depende muito de algumas condutas que você deverá tomar, sempre lembrando que para cada cirurgia existem condutas específicas e que as orientações do seu médico devem ser seguidas a risca.

- Caminhar é preciso: assim que o seu médico liberar, comece a caminhar, mesmo que seja no próprio quarto do hospital. Pode até doer um pouquinho, mas, com o caminhar o seu organismo se reestabelecerá mais rápido, principalmente o seu intestino;

- Seguir rigorosamente as instruções do seu médico em relação à alimentação ou esforço físico;

- Lavar bem a incisão cirúrgica (que é o corte por onde a cirurgia foi realizada). Água corrente e sabão já são suficientes;

- Em caso de febre, mal estar, pus ou algum tipo de secreção no local da incisão cirúrgica, entre em contato com o seu médico;

É muito comum o aparecimento de hematomas ao redor ou próximo à incisão cirúrgica. Existem pomadas anti-inflamatórias que diminuem o hematoma e a dor*. Estes produtos só podem ser usados perto da região onde houve a incisão se prescritos por um médico.

Referências bibliográficas:

* Manual Farmacêutico. Serviço de farmácia, 5ª edição 2009. Hospital Samaritano.

293 opiniões sobre “Importância do período pós-operatório”

    1. Olá Ana,

      O repouso é relativo. Não é necessário ficar acamado todo o tempo e nem é aconselhável. Para cada 2 horas deitado, o paciente deve caminhar em solo plano por 30 minutos, ou seja, pode ir ao banheiro e fazer as refeições. Normalmente, o período de recuperação para cirurgia de varizes é de 15 a 30 dias. É importante seguir a recomendação médica.

      Equipe Fuja do Roxo

  1. Fiz cirurgia de hérnia umbilical no dia 19/07/2014 com 10 dias tirei os pontos,mais o local não estava cicatrizada e abriu,voltei ao médico e ele deu mais dois pontos um em cada lado e deixou o meio aberto porque estava saindo sangue com agua,após 14 dias o liquido diminuiu mais continuei com os curativos.No dia 19/08 tirei os 2 pontos e o medico disse que o liquido era um seroma e que ainda estava com liquido e eu teria que continuar com os curativos,estava melhor porém no dia 23/08 voltei ao trabalho sou manicure e ele liberou,mais o local começou a minar novamente gostaria de saber o porque e quando isso vai de fato cicatrizar?E o que devo fazer me ajude por favor.Obrigada.Um forte abraço!!!

    1. Olá Taty,

      O período de recuperação depende da extensão da cirurgia e de cada organismo. Como os sintomas estão persistindo, recomendamos que informe ao médico para que ele possa realizar uma nova avaliação e prescrever um tratamento, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo

  2. Olá fiz uma cirurgia de mamas acessórias axilar ,de um lado mi recuperei bem, mas do outro abriu os pontos e não fechou estou desesperada e sai um líquido transparente o que fazer…

    1. Olá Flor,

      Informe ao médico os eventos apresentados após a cirurgia para que ele possa realizar uma avaliação presencial e prescrever um tratamento, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo

  3. Ola fiz uma cirurgia para retirada da veia da safena vou voltar trabalhar ,mas como trabalho sentada estou reciosa. Tem algum problema?

    1. Olá Maria,

      Ficar por longos períodos na mesma posição (em pé ou sentado) pode contribuir para o surgimento/agravamento de varizes.

      Equipe Fuja do Roxo

  4. Fiz uma cirurgia de Alinhamento patelar há quase um mês. Meu joelho está muito inchado, n estica por completo. O fisioterapeuta disse que pode ser excesso de líquido sinuvial. N estarei por agora com o orto que me operou. Será que pode ser?

    1. Olá Dany,

      Informe ao médico sintoma apresentado após a cirurgia para que ele possa realizar uma avaliação presencial e indicar um tratamento, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>