Pós-Cirurgia

Importância do período pós-operatório

Mesmo com todo o desenvolvimento da medicina, ser operado é um fato que sempre preocupa o paciente e os seus familiares. Seguir as recomendações do seu médico antes e depois da cirurgia é fundamental para um excelente processo de recuperação.

O período pós-operatório é muito importante e o sucesso da sua cirurgia depende muito de algumas condutas que você deverá tomar, sempre lembrando que para cada cirurgia existem condutas específicas e que as orientações do seu médico devem ser seguidas a risca.

- Caminhar é preciso: assim que o seu médico liberar, comece a caminhar, mesmo que seja no próprio quarto do hospital. Pode até doer um pouquinho, mas, com o caminhar o seu organismo se reestabelecerá mais rápido, principalmente o seu intestino;

- Seguir rigorosamente as instruções do seu médico em relação à alimentação ou esforço físico;

- Lavar bem a incisão cirúrgica (que é o corte por onde a cirurgia foi realizada). Água corrente e sabão já são suficientes;

- Em caso de febre, mal estar, pus ou algum tipo de secreção no local da incisão cirúrgica, entre em contato com o seu médico;

É muito comum o aparecimento de hematomas ao redor ou próximo à incisão cirúrgica. Existem pomadas anti-inflamatórias que diminuem o hematoma e a dor*. Estes produtos só podem ser usados perto da região onde houve a incisão se prescritos por um médico.

Referências bibliográficas:

* Manual Farmacêutico. Serviço de farmácia, 5ª edição 2009. Hospital Samaritano.

261 opiniões sobre “Importância do período pós-operatório”

  1. Fiz cirurgia tornozelo para colocação placa metal e parafusos devido fratura bimaleolar. O médico me disse que se quiser ao completar um ano esses implantes poderão ser retirados. Estou em dúvida se tiro ou não. È aconselhável removê-los? Me falaram que o osso pode ficar enfraquecido por causa dos buraquinhos ocasionados pelos parafusos. Não sei o que fazer…

    1. Olá Sonia,

      É importante realizar uma avaliação com o médico especialista (ortopedista) para que ele possa analisar seu quadro clínico e. O médico é o profissional habilitado para realizar esta avaliação.

      Equipe Fuja do Roxo

  2. Eu fiz uma cirurgia de varicosele e depois de sarado. No lugar onde deu os pontos bem no inicio do ponto naceu tipo uma ispinha. Que chegou sair pus mais bem pouco eu gostaria de saber se isso e normal.

    1. Olá Eder,

      Informe ao médico o sintoma apresentado após a cirurgia para que ele possa realizar uma avaliação presencial e prescrever um tratamento, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo

    1. Olá Carlos,

      Informe ao médico o sintoma apresentado após a cirurgia para que ele possa realizar uma esta avaliação presencial e prescrever um tratamento, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo

  3. Fui submetida à cirurgia das pálpebras superior e inferior no dia 08 desse mês. Está tudo muito bom, mas apesar de fazer compressa de gelo várias vezes ao dia, na face, (nas bochechas) dos dois lados ainda tem hematomas que parecem não quer acabar. No dia em que fui tirar os pontos o médico até me elogiou dizendo que minha recuperação está sendo muito rápida. Mas esses roxos estão me incomodando. Existe mais alguma forma de cuidar para que eles sumam mais depressa?
    Por favor respondam.

    1. Olá Glicéria,

      O período de absorção do hematoma depende da extensão da lesão e de cada organismo. Siga as recomendações que o médico solicitou no pós cirúrgico.

      Equipe Fuja do Roxo

  4. Fiz cirurgia dia 11 de julho, gostaria de saber quando posso usar meia elástica e quando posso salto alto.

    1. Olá Alderlene,

      O uso das meias de compressão dependem do caso clínico de cada paciente. É importante realizar um acompanhamento contínuo com o médico especialista (angiologista) para que ele possa avaliar periodicamente a necessidade de utilizar as meias de compressão. Para o uso de calçados com salto alto é importante respeitar o período de repouso e recomendações determinadas pelo médico.

      Equipe Fuja do Roxo

  5. Em 23/6 fiz cirurgia hernia incisional, estou tomando todos os cuidados possíveis recomendado pelo médico, porem no ultimo dia 13/7 – 20 dias após a cirurgia dei uma acelerada no passo (minha mãe estava perto falou que eu cheguei a correr (impulso)) no corredor de casa p apagar a panela no fogo e senti um pouco o ponto será q tenho q fazer um ultrassom para verificar se rompeu algum ponto? Desta segunda cirurgia o medico reforçou os pontos, mas confesso que fiquei traumatizada de rompe-los novamente.

    1. Olá Milena,

      É importante informar ao médico o sintoma apresentado para que ele possa realizar uma avaliação presencial e prescrever um tratamento, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo

  6. Quero saber se após cirurgia bilateral,retirada de varizes intermediárias,qual o período de licença devo ter,pois fiz a cirurgia e sinto minha perna esquerda fraca,ou melhor ao pisar sinto instabilidade.
    aguardo contato,obrigada.

    1. Olá Eliane,

      O período de recuperação depende da extensão da cirurgia e de cada organismo, recomendamos que siga o período de repouso que foi determinado pelo médico após a cirurgia. É importante informar ao médico os sintomas apresentados após a cirurgia, para que ele possa realizar uma avaliação e prescrever um tratamento, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo

  7. Fiz cirurgia de varizes dos membros inferiores á três meses, embora a cirurgia tenha sido simples, sem precisar de pontos, e, eu tenha seguido as recomendações do médico, ainda estou com roxidão nos locais. Isso é normal?

    1. Olá Maria,

      Normalmente o paciente apresenta manchas roxas (hematoma) após a cirurgia de varizes. O período de recuperação depende da extensão de cirurgia e de cada organismo. É importante sempre informar ao médico os sintomas apresentados após a cirurgia.

      Equipe Fuja do Roxo

    1. Olá Edileide,

      Informe ao médico o sintoma apresentado para que ele possa realizar uma avaliação presencial e indicar um tratamento, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>