Pós-Cirurgia

Cirurgia de Varizes

A cirurgia de varizes deve ser realizada por um médico especialista, o cirurgião vascular, que fará o acompanhamento no pós-operatório, o que é fundamental.

Após a cirurgia podem aparecer alguns sintomas que são comuns, como:

 

  • sensação de peso nas pernas quando anda;
  • alguns “caroços” podem ser sentidos ao passar creme ou gel;
  • perda de sensibilidade em alguns pontos da perna, principalmente quando a safena é retirada;
  • inchaço nas pernas quando permanecer mais tempo em pé.

Porém não se preocupe, siga os cuidados descritos abaixo, necessários no pós-operatório e o retorno à vida normal ocorre rapidamente.

Faça repouso, que varia de dois a dez dias, dependendo da cirurgia, sendo o mais comum três dias (sexta, sábado e domingo).

Se em sua casa houver escadas, não se preocupe, você poderá subi-las lentamente.

Não é necessário nem aconselhável ficar deitado o tempo todo. O repouso é importante, mas deve ser intercalado com pequenas caminhadas em locais planos.

Meias elásticas de média compressão devem ser utilizadas de acordo com as orientações de seu médico. Geralmente, em uma semana as atividades físicas podem ser liberadas.

O banho de sol somente estará liberado após 30 dias da cirurgia, que é o tempo necessário para a absorção de manchas que podem ocorrer no pós-operatório.

Se houver qualquer dúvida, não hesite em consultar o médico que realizou sua cirurgia

Siga corretamente os cuidados e obtenha êxito em sua cirurgia!

Referências bibliográficas:

* Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular,2003

**Pitta GBB, Castro AA, Burihan E, editores. Angiologia e cirurgia vascular: guia ilustrado.

*** Maceió: UNCISAL/ECMAL & LAVA; 2003.

**** Tratado de fisiologia médica – Guyton & Hall,11ª edição,2006

***** www.sciencedaily.com/releases/2010/04/100401220825.htm - Acessado em 21/02/2014

357 opiniões sobre “Cirurgia de Varizes”

  1. olá, farei na próxima semana um procedimento cirúrgico para a retirada de algumas veias. Gostaria de saber por quanto tempo terei de usar as meias de compressão, e se é verdade que não pode dormir com elas…
    desde já agradeço.

    1. Olá Danielle,

      O médico que determina a necessidade de utilizar e o período de uso das meias de compressão de acordo com o quadro clínico de cada paciente.

      Equipe Fuja do Roxo

  2. ola! fiz a cirurgia vascular nas duas pernas e pela safana a 10 meses e ainda tenho cicatrizes e hematomas escuros nas cicatrizes e normal isto que tenho que fazer minhas pernas estao horriveis , Grato

    1. Olá Sergio,

      Como os sintomas estão persistindo após a cirurgia, recomendamos que informe ao médico para que ele possa realizar uma avaliação presencial e solicitar um tratamento, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo

  3. Olá! Fiz uma cirurgia também dia 15/07 nas duas pernas, porém hoje quando fui passar a pomada senti que apareceu um pequeno carocinho na parte de trás do joelho direito (bem no furo da retirada de uma das veias), isso é normal? irá sair com o tempo? Meu retorno com o médico é dia 24/07, porém não estou usando a meia ainda por indicação do proprio medico, irei colocar somente no dia do retorno, não é muito tempo para ficar sem a meia? Porque sempre escuto as pessoas falando que sempre coloca após a cicrurgia.
    Fico no aguardo.
    Obrigada!

    1. Olá Elaine,

      É importante informar ao médico na consulta de retorno o sintoma apresentado após a cirurgia para que ele possa realizar uma avaliação presencial e solicitar um tratamento, se necessário. Dependendo do porte da cirurgia e de cada paciente, o médico determina a necessidade e o período de uso das meias de compressão.

      Equipe Fuja do Roxo

  4. Operei tem 8 dias , estou bem dói um pouco qto fico em pé,está bem roxo minhas pernas , só queria saber eu moro no 2º andar é escada depois vou poder subir normal

    1. Olá Fanny,

      Normalmente, após o período de repouso que foi determinado pelo médico, o paciente volta as atividades normalmente. Recomendamos que faça um acompanhamento periódico com o médico especialista (angiologista).

      Equipe Fuja do Roxo

    1. Olá Tatiane,

      O uso das meias de compressão dependem do caso clínico de cada paciente. É importante realizar um acompanhamento contínuo com o médico especialista (angiologista) para que ele possa avaliar periodicamente a necessidade de utilizar as meias de compressão.

      Equipe Fuja do Roxo

  5. Oi Meu nome é Alaide.
    Fui operada e retirada a safena a 20 dias. O problema é que desde do terceiro dia meu pé está inchado,sola do pé e calcanhar. Doe muito

    1. Olá Alaide,

      Recomendamos que informe ao médico os sintomas apresentados para que ele possa realizar uma avaliação presencial e indicar um tratamento, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo

  6. Bom dia! Há 1 mês fiz uma pequena cirurgia de varizes, onde tirei algumas veias. Me recuperei rápido (1 semana). Quero saber se posso doar sangue?

    1. Olá Renata,

      O tempo de recuperação depende da extensão da cirurgia e de cada organismo. É importante seguir as recomendações do médico após a cirurgia.

      Equipe Fuja do Roxo

  7. Oi, fiz a cirurgia no dia 27/06 retirei a safena gostaria de saber, se um dia eu for precisar dela ?o que acontece, se eu tomar sol ?a o que é aplicação nos vasinhos?dúvidas obrigada

    1. Olá Bia,

      As veias que são retiradas na cirurgia por estarem doentes, não colaboram para a circulação. O sol, sauna, banhos muito quentes e demorados provocam o aquecimento da pele e a passagem de uma maior quantidade de sangue pelos vasos da pele. A aplicação (escleroterapia) é um procedimento realizado pelo médico especialista (angiologista) para o tratamento dos vazinhos. Aplica-se substâncias que “irritam” as paredes dos vazinhos fazendo com que se contraiam e desapareçam.

      Equipe Fuja do Roxo

  8. Olá! fiz cirurgia de varizes nos dois membros, na quinta feira (03/07), voltei pra casa ontem a tarde e desde de então estou sentindo muita dor de cabeça ao levantar e ao sentar, só não doí quando estou deitada. Quero saber o porquê desta dor e o que fazer para amenizar?
    Desde já agradeço!
    abraços.

    1. Olá Danielle,

      Recomendamos que informe ao médico o sintoma apresentado após a cirurgia para que ele possa realizar uma avaliação presencial, tendo assim um diagnóstico mais preciso e solicitar o tratamento mais adequado, se necessário

      Equipe Fuja do Roxo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>