Pós-Cirurgia

Cirurgia de Varizes

A cirurgia de varizes deve ser realizada por um médico especialista, o cirurgião vascular, que fará o acompanhamento no pós-operatório, o que é fundamental.

Após a cirurgia podem aparecer alguns sintomas que são comuns, como:

 

  • sensação de peso nas pernas quando anda;
  • alguns “caroços” podem ser sentidos ao passar creme ou gel;
  • perda de sensibilidade em alguns pontos da perna, principalmente quando a safena é retirada;
  • inchaço nas pernas quando permanecer mais tempo em pé.

Porém não se preocupe, siga os cuidados descritos abaixo, necessários no pós-operatório e o retorno à vida normal ocorre rapidamente.

Faça repouso, que varia de dois a dez dias, dependendo da cirurgia, sendo o mais comum três dias (sexta, sábado e domingo).

Se em sua casa houver escadas, não se preocupe, você poderá subi-las lentamente.

Não é necessário nem aconselhável ficar deitado o tempo todo. O repouso é importante, mas deve ser intercalado com pequenas caminhadas em locais planos.

Meias elásticas de média compressão devem ser utilizadas de acordo com as orientações de seu médico. Geralmente, em uma semana as atividades físicas podem ser liberadas.

O banho de sol somente estará liberado após 30 dias da cirurgia, que é o tempo necessário para a absorção de manchas que podem ocorrer no pós-operatório.

Se houver qualquer dúvida, não hesite em consultar o médico que realizou sua cirurgia

Siga corretamente os cuidados e obtenha êxito em sua cirurgia!

Referências bibliográficas:

* Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular,2003

**Pitta GBB, Castro AA, Burihan E, editores. Angiologia e cirurgia vascular: guia ilustrado.

*** Maceió: UNCISAL/ECMAL & LAVA; 2003.

**** Tratado de fisiologia médica – Guyton & Hall,11ª edição,2006

***** www.sciencedaily.com/releases/2010/04/100401220825.htm - Acessado em 21/02/2014

376 opiniões sobre “Cirurgia de Varizes”

  1. Olá, tenho 13 dias de cirurgia e preciso voltar a faculdade. Gostaria de saber se é tempo suficiente para eu andar pelo campos e subir 3 andares.

    1. Olá Anne,

      Normalmente o período de repouso é de 15 dias. É importante respeitar o período de repouso solicitado pelo médico após a cirurgia.

      Equipe Fuja do Roxo

  2. meu nome é selma,eu operei das varizes,membros inferiores a 13 dias atrás,após o primeiro dia fui orientada a tomar banho e retirar a faixa de baixo do chuveiro,ok?no quinto dia retornei ao medico e ele deu alta após o setimo dia,podendo
    realizar todos os serviços de meu lar,desde com moderação sem muito esforço e repousando 10 minutos após uma hora de pé,sem usar meias.orientou o uso das meias após 30 dias.
    acontece que,agora a perna incha ao final do dia e as vezes doi,dai tomo um analgesico.Sera que isso é normal?e se eu colocar a meia,acha que alivia o inchaço?enfim,duvidas,me oriente por favor,mesmo por que nem ha como falar com a medica,pois ja me deu alta…
    Grata,

    1. Olá Selma,

      É necessário realizar uma avaliação clínica presencial com o médico especialista (angiologista). Dessa forma, o diagnóstico será mais preciso e ele poderá solicitar um tratamento mais adequado, caso necessário. O uso das meias de compressão deve ser solicitado pelo médico, pois ele vai avaliar o modelo ideal de meia para seu quadro clínico.

      Equipe Fuja do Roxo

  3. Oi,meu nome e’ sueli,fiz a cirurgia de safena nas duas pernas e algumas varicose tambem nas duas pernas dia 17/07.gostaria de saber se ja posso dirigir poucos km.obrigado

    1. Olá Sueli,

      Normalmente o período de repouso é em média de 15 dias. Recomendamos que respeite o período de repouso que foi determinado pelo médico.

      Equipe Fuja do Roxo

  4. Olá estou no 13 dia decpos operatorio fiz a retirafa das duas safenas e de alguns vasos estou usado as meis compressivas desde que tirei as ataduras fiz repouzo como solicitado porem apareceram nodulos em minhas pernas que doi muito e minhas pernas estão gem doloridas e inchadas.oque devo fazer oque são esses nodulos.

    1. Olá Elaine,

      Recomendamos que informe ao médico os eventos apresentados após a cirurgia para que ele possa realizar uma avaliação presencial e prescrever um tratamento, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo

  5. Olá boa tarde!
    Fiz cirurgia no dia 14-07 amanha faz 15 dias. retirei a safena foi cortada a virilha.
    Tirei os pontos na segunda passada, Hoje pela manha tomei banho e quando fui secar o pé começou a sangrar a virilha no corte onde foi tirado os pontos. coloquei gaze mas mesmo assim nao para de sangrar é normal isso.
    embaixo do corte estava um caroço, e depois que começou a sangrar até sumiu, estou preocupada :(

    1. Olá Erica,

      Realmente é necessário que seja feita uma avaliação presencial. O médico é o profissinal habilitado para realizar esta avaliação e prescrever um tratamento. Solicitamos que a senhora realize uma consulta com médico especialista.

      Equipe Fuja do Roxo

  6. Fiz cirurgia de varizes dia 09-05-14 , as manchas da cirurgia sairam mas ficaram suaves manchas parecidas com carne mexida proximo aos joelhos na parte interna.Voltei ao médico dia 22-07-14 e ele disse que estava ótimo e que era assim mesmo. So que está horrivel e gostaria de saber se tem algum procedimento para minimizar essa coloração. Obrigada. Cristina

    1. Olá Cristina,

      O médico é o profissional habilitado para avaliar e prescrever um tratamento. Recomendamos que informe o evento ao médico dermatologista para que ele possa realizar uma avaliação presencial e prescrever um tratamento, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo

    1. Olá Sandra,

      É comum o paciente apresentar hematomas após a cirurgia para a retirada das varizes. O tempo de absorção dos hematomas depende da extensão da cirurgia e de cada organismo. Como os sintomas estão persistindo, recomendamos que informe ao médico para que ele possa realizar uma avaliação presencial e prescrever um tratamento, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>