Pós-Cirurgia

Cirurgia de Varizes

A cirurgia de varizes deve ser realizada por um médico especialista, o cirurgião vascular, que fará o acompanhamento no pós-operatório, o que é fundamental.

Após a cirurgia podem aparecer alguns sintomas que são comuns, como:

 

  • sensação de peso nas pernas quando anda;
  • alguns “caroços” podem ser sentidos ao passar creme ou gel;
  • perda de sensibilidade em alguns pontos da perna, principalmente quando a safena é retirada;
  • inchaço nas pernas quando permanecer mais tempo em pé.

Porém não se preocupe, siga os cuidados descritos abaixo, necessários no pós-operatório e o retorno à vida normal ocorre rapidamente.

Faça repouso, que varia de dois a dez dias, dependendo da cirurgia, sendo o mais comum três dias (sexta, sábado e domingo).

Se em sua casa houver escadas, não se preocupe, você poderá subi-las lentamente.

Não é necessário nem aconselhável ficar deitado o tempo todo. O repouso é importante, mas deve ser intercalado com pequenas caminhadas em locais planos.

Meias elásticas de média compressão devem ser utilizadas de acordo com as orientações de seu médico. Geralmente, em uma semana as atividades físicas podem ser liberadas.

O banho de sol somente estará liberado após 30 dias da cirurgia, que é o tempo necessário para a absorção de manchas que podem ocorrer no pós-operatório.

Se houver qualquer dúvida, não hesite em consultar o médico que realizou sua cirurgia

Siga corretamente os cuidados e obtenha êxito em sua cirurgia!

Referências bibliográficas:

* Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular,2003

**Pitta GBB, Castro AA, Burihan E, editores. Angiologia e cirurgia vascular: guia ilustrado.

*** Maceió: UNCISAL/ECMAL & LAVA; 2003.

**** Tratado de fisiologia médica – Guyton & Hall,11ª edição,2006

***** www.sciencedaily.com/releases/2010/04/100401220825.htm - Acessado em 21/02/2014

299 opiniões sobre “Cirurgia de Varizes”

  1. estou com muita dores nas duas pernas ha anos vou ao c.vascular to aguardando consulta nao tenho varizes exposta mas tudo in dica como se tivesse sera que vou ter que fazer cirurgia.como sera me explica.

    1. Olá Francielle,

      Evite usar salto alto diariamente, pois eles prejudicam a circulação do sangue nas pernas. Siga as recomendações que o médico solicitou após a cirurgia.

      Equipe Fuja do Roxo

    1. Oi Ana,

      Normalmente, o período de repouso é de 7 a 30 dias, depende muito do porte da cirurgia e de cada organismo. Antes de iniciar qualquer atividade, é importante informar o médico.

      Equipe Fuja do Roxo

    1. Olá Izanusa,

      Recomendamos que realize uma consulta com o médico especialista (angiologista) para uma análise presencial, pois dessa forma, a avaliação seria feita com cautela e atenção para um diagnóstico mais preciso.

      Equipe Fuja do Roxo

  2. Fiz uma cirugia das varizes tirei algumas tragetórias, faz 2 meses e esotu com manchas escuras nas pernas, como posso tira-las? existe algum remedio que possa resolver , meu medico mandou procurar um dermato,

    1. Olá Rosa,

      O médico é o profissional habilitado para a prescrição de medicamentos. Recomendamos que siga a recomendação do médico e informe o sintoma ao especialista.

      Equipe Fuja do Roxo

  3. Fiz uma cirurgia das 02 pernas, VARIZES II, qtos dias apos a cirurgia, devo retornar ao medico? No papel de retorno diz 06 dias mas nao explica se são dias corridos ou dias úteis.
    Aguardo resposta.
    grata.

  4. Olá bom dia.

    Fiz cirurgia de varizes faz 2 anos. Tirei 1 safena de cada perna.. e da perna direita ainda tive uma veia perfurante que tb foi retirada…. ontem o local onde eu havia retirado a veia perfurante estava inchada.. o q será q pode ser?

    obrigado

    1. Olá Alvaro,

      Recomendamos que informe ao seu médico o evento apresentado, para que ele faça uma avaliação precisa e solicite um tratamento, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo

  5. Vou fazer uma cirurgia de varizes a semana que vem mas estou muito preocupado pois sou alérgica a dipirona e fico preocupada com anestesia e os remédios que terei que tomar para minimizar as dores do pós-operatório.

    1. Olá Renata,

      Antes da cirurgia o paciente é indagado sobre os medicamentos que ele possui reação alérgica. Informe todos os medicamentos e também o histórico alérgico.

      Equipe Fuja do Roxo

      1. Olá Renata,

        Todo procedimento cirúrgico envolve riscos. No entanto, a cirurgia de varizes em membros inferiores é uma cirurgia de superfície, feita no momento em que o paciente está em boas condições de saúde (não se opera na urgência). O risco operatório é mínimo. Além disso, as complicações causadas por varizes não tratadas, superam e muito qualquer risco operatório. Da mesma forma, as anestesias utilizadas para operar varizes são de risco mínimo.

        Equipe Fuja do Roxo

  6. Gostaria d saber tenho manchas na perna devido as varizes proximo d tornozelo bem escuras após cirurgia que ja fiz ah 22 dias tem possibilidade d clarear alguma coisa ou nao com a cirurgia feita !!!Pois isso é constrangedor pra usar uma bermuda ir a uma piscina praia e tals. ..Aguardo resposta. .Obrigado.

    1. Olá Rogério,

      Caso as manchas sejam hematomas, elas desaparecerão, os hematomas não são permanentes. O médico especialista (angiologista) pode realizar uma avaliação mais precisa.

      Equipe Fuja do Roxo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>