Pós-Cirurgia

Cirurgia de Varizes

A cirurgia de varizes deve ser realizada por um médico especialista, o cirurgião vascular, que fará o acompanhamento no pós-operatório, o que é fundamental.

Após a cirurgia podem aparecer alguns sintomas que são comuns, como:

 

  • sensação de peso nas pernas quando anda;
  • alguns “caroços” podem ser sentidos ao passar creme ou gel;
  • perda de sensibilidade em alguns pontos da perna, principalmente quando a safena é retirada;
  • inchaço nas pernas quando permanecer mais tempo em pé.

Porém não se preocupe, siga os cuidados descritos abaixo, necessários no pós-operatório e o retorno à vida normal ocorre rapidamente.

Faça repouso, que varia de dois a dez dias, dependendo da cirurgia, sendo o mais comum três dias (sexta, sábado e domingo).

Se em sua casa houver escadas, não se preocupe, você poderá subi-las lentamente.

Não é necessário nem aconselhável ficar deitado o tempo todo. O repouso é importante, mas deve ser intercalado com pequenas caminhadas em locais planos.

Meias elásticas de média compressão devem ser utilizadas de acordo com as orientações de seu médico. Geralmente, em uma semana as atividades físicas podem ser liberadas.

O banho de sol somente estará liberado após 30 dias da cirurgia, que é o tempo necessário para a absorção de manchas que podem ocorrer no pós-operatório.

Se houver qualquer dúvida, não hesite em consultar o médico que realizou sua cirurgia

Siga corretamente os cuidados e obtenha êxito em sua cirurgia!

Referências bibliográficas:

* Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular,2003

**Pitta GBB, Castro AA, Burihan E, editores. Angiologia e cirurgia vascular: guia ilustrado.

*** Maceió: UNCISAL/ECMAL & LAVA; 2003.

**** Tratado de fisiologia médica – Guyton & Hall,11ª edição,2006

***** www.sciencedaily.com/releases/2010/04/100401220825.htm - Acessado em 21/02/2014

534 opiniões sobre “Cirurgia de Varizes”

    1. Recomendamos que informe ao médico o sintoma apresentado após a cirurgia, para que ele possa realizar uma avaliação e prescrever um tratamento, se necessário. É importante que siga as recomendações de repouso dadas pelo médico antes de retornar as atividades diárias.

    1. Recomendamos que informe ao médico o evento apresentado após a cirurgia para que ele possa realizar uma avaliação presencial e prescrever um tratamento, se necessário.

  1. Boa Tarde fiz cirurgia de varizes e safena no dia 10/03/2015 deu tudo certo inclusive tirei os pontos no dia 23/03/2015 tenho alguns ematomas e vários caroços, vocês tem alguma dica para eu ficar livre dos caroços ? Muito Obrigado.

    1. Na consulta de retorno, informe ao médico os eventos apresentados para que ele possa realizar uma avaliação presencial e prescrever um tratamento, se necessário.

  2. Fiz retirada da safena por trás do joelho, estava muito dilatada, hoje faz 9 dias tem um dos corte está com micropore,minha safena safada da largura de 3 dedos tanto na canela como na panturrilia, os micropore não foram retirados, somente os dois pontos por de trás do joelho, tem um corte q tem um micropore na panturrilia que doí , esta sensível e todos estão coçando é normal essa dor é coceira?

    1. Recomendamos que informe o medico o evento apresentado para que ele possa realizar uma avaliaçao presencial e prescrever um tratamento, se necessário.

  3. Oiii fiz cirurgia das 2 pernas ha 5 meses fiz repouso certinho, porem ate hj tenho nancha roxa onde goi retirado as varizes tambem sinto mta dor na pernar. O q fazer estou sem chao, nao gostei dessas manchas medonhas em mim. Falei com medico ele me disse q por causa da minha pele. Por isso a mancha mas nao. Concordei pois se vamos operar é para melhorar e nso piorar. Me ajudem o q fazer???

    1. É comum o surgimento de hematomas após a realização de cirurgia e o período de absorção do hematoma é de 15 a 30 dias de acordo com a extensão da lesão e o organismo do paciente. Como os sintomas persistem a bastante tempo, é importe que informe ao médico para que ele faça uma avaliação presencial e prescreva um tratamento, se necessário.

    1. Recomendamos que informe ao médico o evento apresentado após a cirurgia para que ele possa realizar uma avaliação presencial do atual quadro clínico e prescrever um tratamento, se necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>