Pós-Cirurgia

Cirurgia de Varizes

A cirurgia de varizes deve ser realizada por um médico especialista, o cirurgião vascular, que fará o acompanhamento no pós-operatório, o que é fundamental.

Após a cirurgia podem aparecer alguns sintomas que são comuns, como:

 

  • sensação de peso nas pernas quando anda;
  • alguns “caroços” podem ser sentidos ao passar creme ou gel;
  • perda de sensibilidade em alguns pontos da perna, principalmente quando a safena é retirada;
  • inchaço nas pernas quando permanecer mais tempo em pé.

Porém não se preocupe, siga os cuidados descritos abaixo, necessários no pós-operatório e o retorno à vida normal ocorre rapidamente.

Faça repouso, que varia de dois a dez dias, dependendo da cirurgia, sendo o mais comum três dias (sexta, sábado e domingo).

Se em sua casa houver escadas, não se preocupe, você poderá subi-las lentamente.

Não é necessário nem aconselhável ficar deitado o tempo todo. O repouso é importante, mas deve ser intercalado com pequenas caminhadas em locais planos.

Meias elásticas de média compressão devem ser utilizadas de acordo com as orientações de seu médico. Geralmente, em uma semana as atividades físicas podem ser liberadas.

O banho de sol somente estará liberado após 30 dias da cirurgia, que é o tempo necessário para a absorção de manchas que podem ocorrer no pós-operatório.

Se houver qualquer dúvida, não hesite em consultar o médico que realizou sua cirurgia

Siga corretamente os cuidados e obtenha êxito em sua cirurgia!

Referências bibliográficas:

* Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular,2003

**Pitta GBB, Castro AA, Burihan E, editores. Angiologia e cirurgia vascular: guia ilustrado.

*** Maceió: UNCISAL/ECMAL & LAVA; 2003.

**** Tratado de fisiologia médica – Guyton & Hall,11ª edição,2006

***** www.sciencedaily.com/releases/2010/04/100401220825.htm - Acessado em 21/02/2014

476 opiniões sobre “Cirurgia de Varizes”

    1. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o atual quadro clínico.

  1. Boa tarde.Fiz a minha cirurgia de varizes tem 01 semana(10/11).Estou passando bem e não sinto dor, apenas um pequeno incômodo de vez em quando. Porém, na perna esquerda, na altura da canela e tornozelo, estou com dois “calombos”, sem dor. O pé tb. parece estar um pouco inchado. O que poderia ser isso? Será que estou andando mais do que deveria?Obrigada.

    1. É importante realizar uma avaliação médica presencial. Informe ao médico o evento apresentado após a cirurgia para que ele possa realizar uma avaliação e prescrever um tratamento, se necessário. Recomendamos respeitar o período de repouso que foi determinado pelo médico.

    1. Evite usar salto alto diariamente, pois eles prejudicam a circulação do sangue nas pernas. Siga as recomendações que o médico solicitou após a cirurgia.

  2. Fiz uma cirurgia de varizes e ablação da safena com laser há 7 dias. Estou usando a meia e fazendo compressas 4 vezes ao dia. Tenho muitos edemas. Gostaria de dormir sem as meias. É possível??
    Grata.

    1. Normalmente o médico recomenda que não utilize as meias de compressão para dormir.Recomendamos que faça o uso das meias conforme orientação do médico após a cirurgia. Em caso de dúvidas, procure o médico para que ele possa orientá-la corretamente.

    1. Normalmente o período de recuperação é de 15 a 30 dias, dependendo da extensão da cirurgia. O paciente pode apresentar desconforto no local onde foi realizada a cirurgia, porém é importante informar ao médico os sintomas apresentados para que ele possa avaliar e prescrever um tratamento, se necessário.

  3. Fiz ums cirurgia ja faz 70 dias e ainda fico com s perna pesada e com pontos roxo e com sangramento, o medico ja rez drenagem mas ainda esra roxa e com pontos duros. O que esta acontecendo pode ser consierado normal?

    1. Normalmente o período de recuperação é de 15 a 30 dias. Recomendamos que informe novamente ao médico os eventos apresentados após a cirurgia para que ele possa realizar uma avaliação presencial e prescrever um tratamento, se necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>