Hematomas

O que são Hematomas?

O que são Hematomas e porque eles aparecem?Quando batemos uma parte do corpo logo percebemos que a pancada deixou uma lembrança dolorida e feia – um hematoma, também conhecido como roxo.
O hematoma é uma área de descoloração da pele que ocorre quando pequenos vasos sanguíneos se rompem e há um vazamento do seu conteúdo para o tecido mole abaixo da pele*.

Os hematomas são frequentemente causados por quedas, lesões esportivas, acidentes de carro ou golpes recebidos de outras pessoas ou objetos*.

Os principais sintomas são dor, inflamação e descoloração da pele. O hematoma começa com uma vermelhidão que pode ser muito sensível ao toque e, muitas vezes, é difícil usar o músculo afetado. Por exemplo, um hematoma profundo no músculo dói quando você caminha ou corre.
Ao longo do tempo, o hematoma muda para um tom azulado, em seguida, amarelo-esverdeado até regredir à cor da pele normal*.

Referências Bibliográficas:

www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/ency/article/007213.htm -  MEDLINEPLUS – Hematomas. Acessado em 12/02/2014.

240 opiniões sobre “O que são Hematomas?”

  1. Meu quadriceps afundou depois de uma pancada muito forte ficou bem roxo, passei todo estagio da coloraçao e depois que sumiu ficou fundo bem visivel, isso acabou com minha auto estima, o que posso fazer pra ela voltar ao normal?

    1. É comum o surgimento de hematomas no local da pancada e o período de absorção do hematoma depende da extensão da lesão e de cada organismo. Em relação ao sintoma apresentado, é necessário procurar ajuda médica para que ele possa realizar uma avaliação presencial e prescrever um tratamento medicamentoso, se necessário.

  2. Bom dia, minha mãe caiu há 14 dias e ficou com o braço roxo e uma bola grande. o médico disse que não quebrou. Mas está doendo muito e está roxo ainda e dói, o que devo fazer ?

    1. É comum o surgimento de hematomas no local da pancada. O período de absorção do hematoma depende da extensão da lesão e de cada organismo. O médico é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento medicamentoso, se necessário.

    1. É importante que informe ao médico o evento apresentado para que ele possa avaliar e solicitar um tratamento adequado, se necessário.

    1. O período de absorção do hematoma depende da extensão da lesão e do organismo de cada paciente. Caso os hematomas persistam, informe ao médico.

  3. após um trauma na agua, fui a dermatologista e ela me receitou uma pomada acho que anti inflamatoria e bactericida, contudo, o musculo continua muito inchado e esta ficando mais roxo.. o que posso fazer para amenizar esse inchaço e as dores q sinto? :/ como dito no texto, tenho dificuldades de caminhar bem. Nesse caso seria melhor por gelo ou fazer compressa de agua quente?
    Obrigada!
    (o trauma tem 2 dias e foi na região posterior da coxa)

    1. A compressa de gelo auxilia a eliminar mais rapidamente os hematomas, porém é eficaz quando aplicada logo após o trauma. É importante informar o médico sobre o evento apresentado, pois ele será o profissional capacitado para realizar uma avaliação presencial e prescrever um novo tratamento, se necessário.

    1. É comum o surgimento de hematomas após traumas e contusões. O período de absorção do hematoma pelo organismo normalmente são de 15 dias dependendo da extensão da lesão e de cada organismo. Caso o sintoma persista, recomendamos que passe por uma avaliação médica para que ele possa avaliar o caso e prescrever um tratamento, se necessário.

  4. Olá, levei uma pancada na perna, na academia há um mês mas ainda está a ” sombra ” roxa. Esse roxo ainda vai sair ou preciso aplicar alguma coisa? Desde já agradeço.

    1. É comum o surgimento de hematomas após traumas e contusões. O período de absorção do hematoma pelo organismo normalmente são de 15 dias dependendo da extensão da lesão e de cada organismo. Caso o sintoma persista, recomendamos que passe por uma avaliação médica para que ele possa avaliar o caso e prescrever um tratamento, se necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>