Hematomas

O que são Hematomas?

O que são Hematomas e porque eles aparecem?Quando batemos uma parte do corpo logo percebemos que a pancada deixou uma lembrança dolorida e feia – um hematoma, também conhecido como roxo.
O hematoma é uma área de descoloração da pele que ocorre quando pequenos vasos sanguíneos se rompem e há um vazamento do seu conteúdo para o tecido mole abaixo da pele*.

Os hematomas são frequentemente causados por quedas, lesões esportivas, acidentes de carro ou golpes recebidos de outras pessoas ou objetos*.

Os principais sintomas são dor, inflamação e descoloração da pele. O hematoma começa com uma vermelhidão que pode ser muito sensível ao toque e, muitas vezes, é difícil usar o músculo afetado. Por exemplo, um hematoma profundo no músculo dói quando você caminha ou corre.
Ao longo do tempo, o hematoma muda para um tom azulado, em seguida, amarelo-esverdeado até regredir à cor da pele normal*.

Referências Bibliográficas:

www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/ency/article/007213.htm -  MEDLINEPLUS – Hematomas. Acessado em 12/02/2014.

137 opiniões sobre “O que são Hematomas?”

  1. Estou com um roxo na perna faz 5 dias, e só agora ficou a cor azul esverdeado e no local do hematoma está duro. Minha pergunta é: por que que, no local do roxo, o musculo ficou duro? O que aconteceu com o músculo que foi atingido para ele ficar duro?

    1. Olá Camila,

      Normalmente pós uma pancada e/ou torsão, o músculo atingido pode sofrer algum tipo de lesão e com isso ele pode ficar mais rígido devido à retração que ocorre. Recomendamos que informe ao médico os sintomas apresentados para que ele possa realizar uma avaliação presencial e ter um diagnóstico preciso.

      Equipe Fuja do Roxo

  2. Olá , Bom dia !!

    Meu nome é Everton e eu pratico muay thai e ontem levei uma forte canelada de um companheiro de treino que na hora doeu ao ponto de eu não conseguir por os pés no chão, fui para casa e coloquei gelo, hoje amanheci com um grande roxo na perna , tem alguma forma caseira para que eu possa está tirando esse roxo e amenizar a dor ? Tais coisas como massagens, gelo , exercícios leves como uma fisioterapia ou até tomar um anti-inflamatório ?

    Fico no aguardo da resposta e desde já agradeço , abraço !

    Everton de Souza

    1. Olá Everton,

      A compressa com gelo é importante para amenizar os sintomas após uma apancada, apenas o médico pode realizar uma avaliação e prescrever um tratamento.

      Equipe Fuja do Roxo

    1. Olá Barbara,

      Normalmente, durante a absorção do hematoma pelo organismo não ocorre coceiras. Recomendamos que informe ao médico o evento apresentado para que ele possa avaliar e prescrever um tratamento, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo

  3. Meu pai foi atropelado e esta com hematoma na perna. Esta roxa e com bolhas o roda do carro passou encima da perna queria saber de uma boa pomada!!

    1. Olá Milena,

      O médico é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento medicamentoso.

      Equipe Fuja do Roxo

  4. Eu levei uma queda de moto, meu pe e tornozelo ficou inchado e doendo, passei no hospital e o medico me passou um comprimido pra dor e pediu pra passar gelo
    Ja tem mais de 3 semanas, desinchou muito, nao doi, mas ta um pouco inchado ainda e com uma pequena ferida cicatrizando. So doi se esticar muito o pe, o que fazer esperar ou ir ao medico ou tomar algum remedio ?

    1. Olá Jair,

      Recomendamos que siga as instruções do médico e que realize uma nova consulta pra que ele possa reavaliar o seu estado clinico.

      Equipe Fuja do Roxo

  5. FIZ UMA CIRURGIA PARA RETIRADA DE UM OSTEOCONDROMA NA PERNA, TIREI OS PONTOS COM 15 DIAS CICATRIZOU BEM, MAS AO REDOR DO LOCAL DOS PONTOS A CARNE FICOU DURA E UM POUCO ROXA

    1. Olá Alexsandro,

      Informe ao médico os sintomas apresentado após a cirurgia para que ele possa realizar uma avaliação presencial e indicar um tratamento, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo

    1. Olá Augusto,

      Recomendamos que informe o evento ao médico dermatologista para que seja feita uma avaliação do seu caso clínico.

      Equipe Fuja do Roxo

    1. Olá Silvio,

      Recomendamos que informe ao médico o sintoma apresentado para que ele faça uma avaliação mais precisa e prescrevera um tratamento, se necessário.

      Equipe Fuja do Roxo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>