Hematomas

Hematomas pós coleta de sangue

Quando a coleta de sangue é realizada, muitas vezes, aparece um hematoma no lugar onde a agulha perfurou. O que ocorre, na verdade, é que o sangue extravasa pelo minúsculo orifício criado pela agulha na veia, o que é normal*. No fim do exame sanguíneo é comum massagearmos o local da picada, por conta do desconforto e ardência causados na área, mas isso não deve ser feito**, pois facilita o aparecimento de hematomas.

O extravasamento de sangue é mais comum em mulheres, idosos e crianças, pois são o que têm as veias mais finas e delicadas***. Pessoas que fazem uso de anticoagulantes ou têm veias com pressão interna alta são mais propensas à formação de hematomas*. Além disso, a falta de técnica do atendente e movimentação excessiva durante a coleta de sangue também resultam em hematomas.

É importante que, logo após a coleta, seja feita uma compressão no local perfurado, pressionando por aproximadamente três minutos***. Caso a punção tenha sido feita na altura da dobra do braço, deve-se evitar flexioná-lo. Deve-se, também, observar se há algum objeto, como relógio ou pulseiras, apertando o local.

Se as medidas acima não forem tomadas ou se não surtirem efeito, algumas atitudes podem ser adotadas para eliminar o hematoma mais rapidamente*:

  • Aplicar gelo no local logo após a coleta de sangue;
  • Fazer compressas úmidas quentes 24 horas após o processo;
  • Usar cremes ou pomadas específicos, que facilitem a reabsorção de hematomas, sempre com orientação médica.

 

Referências Bibliográficas:

* http://www.oswaldocruz.com.br/perguntas-frequentes.html – Acessado em 12/02/2014.

**  http://www.plugbr.net/laboratorio-causas-e-tratamentos-de-hematoma-apos-a-coleta-de-sangue/ – Acessado em 12/02/201

*** http://www.smdiagnosticos.com.br/Paginas/ASP/pgnInformativos.asp  - Acessado em 12/02/2014.

 

24 opiniões sobre “Hematomas pós coleta de sangue”

    1. O tempo de absorção do hematoma depende do organismo de cada paciente. Caso os sintomas persistam, informe ao médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>